fbpx
PNLD 2021: Projetos Integradores para uma sala de aula mais criativa

PNLD 2021: Projetos Integradores para uma sala de aula mais criativa

O Objeto 1, do PNLD 2021, traz as obras didáticas de Projetos Integradores como um dos itens a ser escolhido para distribuição nas escolas aos estudantes e professores do Ensino Médio. O Projeto Integrador tem como objetivo contemplar a integração das áreas do conhecimento e trazer uma aprendizagem mais significativa.

Para isso, cada livro trará seis projetos. Quatro deles devem obrigatoriamente contemplar os seguintes temas integradores: “STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática)”, “Protagonismo Juvenil”, “Midiaeducação” e “Mediação de conflitos”, responsáveis por mediar o desenvolvimento de nove das dez competências gerais da BNCC. 

Os outros dois projetos podem ser sobre os mesmos temas ou um novo. Desde que abordem, impreterivelmente, três competências gerais, sendo uma delas, necessariamente, a competência de número 7 (argumentação). 

Esses temas integradores devem ser trabalhados a partir do ponto de vista de cada área de conhecimento. Abordagem que possibilita diferentes enfoques sobre os mesmos temas e, como consequência, uma aula mais criativa.

Educa Brasil

Entenda os temas integradores

O “STEAM” relaciona Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, e nas obras deve estimular a criatividade dos estudantes para resolver problemas reais. Já em “Protagonismo Juvenil”, a ideia é abordar as culturas juvenis, estimulando a participação ativa do estudante em perspectiva cidadã. Nesse sentido, seus projetos utilizam a arte e a cultura para possibilitar que os discentes conheçam, apreciem e cuidem melhor de si mesmos, dos outros e do seu entorno. 

Em “Midiaeducação”, o tema integrador trabalha com o letramento midiático ao oferecer a oportunidade da turma entender como funciona a produção, circulação e apropriação de informações nas diversas mídias existentes. Nele será fomentado a análise crítica, criativa e propositiva. O edital do PNLD 2021 recomenda que o processo de estudar as diversas mídias não seja desassociado da respectiva produção delas. Ou seja, as obras devem trazer formas de ensinar e aprender sobre mídias produzindo mídias. 

Por fim, em “Mediação de Conflitos” a ideia é apresentar diferentes caminhos de reflexão e ação para conflitos diários que os jovens possam viver em seus cotidianos no trato com eles mesmos e com os outros. O estudante deve entender que os conflitos são inerentes à vida em sociedade e, isso exige uma perspectiva cidadã. 

Da mesma forma, é nesse tema integrador que o papel da mediação como uma forma de agir pessoal e coletivamente deve ser enfocado em nome de uma cultura da paz e dos valores democráticos.

Aula mais criativa com os Projetos Integradores

Uma vez que o Projeto Integrador é diretamente ligado ao trabalho coletivo e a interdisciplinaridade, trabalhar com ele aliado ao livro didático, torna a parceria entre estudantes e educadores mais simples e ágil. A sala de aula passa a ser um espaço de práticas inovadoras e de livre fomento à criatividade.

Inclusive, é obrigatório que as obras de Projetos Integradores do PNLD 2021 tragam a proposta de um produto final, preferencialmente coletivo, e de relevância para a comunidade local. Ao fim, os estudantes devem apresentá-lo a um público, preferencialmente externo à escola. Essa apresentação poderá ser oral, escrita, em forma de relatórios de pesquisa ou manifestações artísticas e culturais. Por exemplo, em livros, fanzines, revistas em quadrinhos, exposições, espetáculos de teatro ou música, instalações, performances e intervenções, entre outros.

Também deve trazer a proposição de produtos midiáticos, como reportagens, vídeos, sites, blogs, vlogs, programas de rádio e jornais. Além de estimular a “cultura maker” — com possibilidades de engenhotecas, jogos físicos ou digitais, aplicativos e outras soluções inovadoras. Da mesma forma, trazer propostas de intervenção social para resolução de problemas da escola ou da comunidade local. 

Ou seja, as possibilidades para a sala de aula se tornam infinitas com o Projeto Integrador, cabendo ao docente escolher as angulações de trabalho. Estas devem considerar a realidade da escola e de seus estudantes.

PNLD 2021: mantenha-se informado

O PNLD 2021 chega repleto de novidades. É importante entender todas elas para um melhor aproveitamento do programa, como sua relação com o Novo Ensino Médio e a BNCC, as estruturas de cada recurso bem como seus prazos e processos de escolha. 

Assim, para ajudar escolas, professores e estudantes a ficar por dentro de todas essas atualizações, criamos uma página que reúne textos, informações e outros materiais importantes sobre o tema. Confira em: PNLD 2021 – Ensino Médio.

Obras literárias no PNLD 2020
Facebooklinkedinyoutubeinstagram