fbpx

Planejar o calendário escolar é fundamental para todos

Por Caio Alves – Editora do Brasil | 30 de Janeiro de 2019

Diretores, professores, pais e os próprios alunos se beneficiam com um bom planejamento.

Com o início das aulas se aproximando, é comum que pais e alunos se planejem. Um exemplo disso é a compra de materiais escolares, em que a busca por melhores preços e condições de pagamento torna-se uma tarefa quase diária. Todavia, o planejamento da escola é ainda maior, e a importância em cumprir com as regras e disponibilizar ótimas vivências aos estudantes torna-se ainda mais obrigatória e essencial.

O planejamento escolar – e as reuniões para que se chegue ao objetivo final – é fundamental por abordar todos os aspectos necessários. Baseando-se nele, é possível definir, além do calendário, conteúdos programáticos, projetos escolares para o ano e a melhor forma de potencializar o aluno, bem como formar um cidadão ainda melhor.

Por meio de reuniões que priorizam o diálogo e a flexibilidade, professores e diretores, levando em consideração o momento financeiro e a infraestrutura oferecida pela escola, devem chegar a acordos para atingir um organizado e efetivo ano escolar para todos os envolvidos. É comum escutarmos que certas escolas não possuem material suficiente para formar alunos da maneira ideal. Por isso, o planejamento deve ser ainda mais preciso e criativo.

Justamente pela necessidade de conectar o planejamento com as diretrizes repassadas pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP) e com as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a integração de todas as demandas acima listadas torna-se imprescindível paraatingir metas, prazos e o respeito ao contexto enfrentado por cada escola.

Facebooklinkedinyoutubeinstagram